"Oceans"

domingo, 12 de janeiro de 2014

UM DEBATE A SER VISTO MUITAS VEZES, PARA QUE MUITOS CRENTES SAIBAM COMO DEFENDER A SUA FÉ



Eventualmente me envolvo em debates com calvinistas mais radicais, e sei por essas e por outras experiências, como é difícil conversar com o outro, quando se sabe que as ideias do outro são contra as suas e vice-versa. A dificuldade em lidar com esse desconforto é de ambos os debatedores e se traduz em uma verborragia inútil que contradiz até o que cada um se diz crer.

A bem da verdade calvinistas ( e não vai aí uma acusação exclusiva aos calvinistas, vejo arminianos fazendo troça, piada e partindo para a ofensa tanto e quanto os primeiros ) em um debate, a semelhança de Testemunhas de Jeová e Adventistas, seguem uma cartilha e um caminho que vai induzindo o oponente até pegá-lo em um momento que não consiga acompanhar o raciocínio, quando sofrem um revés no debate perdem a paciência e começam a descredenciar o oponente, passando para os xingamentos. Mas outras pessoas com outros propósitos e abordando outros temas podem igualmente ter a mesma indesejável e inescrupulosa reação, o que traz resultados danosos: mágoa, inimizade, falta de respeito e incompreensão, não só do outro, mas por generalização de todos os demais que se imaginem ter a mesma opinião ou que defendam os mesmos pontos.

É difícil debater, quando em tese debatedores não estão em um debate para ceder à opinião do outro, objetivam vencer o outro, expressar seu conjunto de crenças e opiniões e no mínimo defender seus pontos de vista. O ideal é que em um debate que cada um dos debatedores, mesmo firmes em suas convicções e diferentes opiniões e permanecendo dele, dêem subsídios e  informações sólidas as pessoas que estão de um lado ou de outro ou não tenham opinião pré definida. 

É um exercício que deve ser duramente feito, pois é normal, as pessoas terem opiniões, e terem opiniões diferentes influenciadas e dificultadas pelo próprio tempo, e que a maioria das pessoas não fazem de modo saudável e devem aprender a fazer, principalmente os crentes ao darem resposta acerca de sua fé e ao testemunharem às pessoas que justificadamente, e nem sempre por mal, não fazem ideia do que se está dizendo a elas. Franqueza e paciência permeada com certa simpatia, são as vezes bastante necessárias para que algo de construtivo e revelador resulte, muitas vezes, de debates duros, que abordem realidades e temas tão desconfortáveis para ambos os lados.

Por Helvécio S. Pereira



-

RECEBA EM SEU E-MAIL POSTAGENS DESSE BLOG AUTOMATICAMENTE

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

AS MAIS LIDAS EM TODO O BLOG

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!

CRIATURAS INCRÍVEIS ASSISTA JÁ!
TENHA ARGUMENTOS SUSTENTÁVEIS DIANTE DE EVOLUCIONISTAS. VEJA, AGORA MESMO CLICANDO NA IMAGEM ACIMA

EM DESTAQUE! LEIA AS POSTAGENS ABAIXO LINKS CORRIGIDOS!


CONTANDO OS NOSSOS DIAS: O ESCRITOR PORTUGUÊS MAIS ...

08 Dez 2011



O NOVO TESTAMENTO DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA EM PORTUGUÊS PUBLICADO EM 1681, PELA CIA. DA ÍNDIA ORIENTAL. ATENÇÃO! Link direto do grupo de páginas digitalizadas para downloads e impressas ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2011/12/o-escritor-portugues-mais-publicado-no.html



CONTANDO OS NOSSOS DIAS: QUAL O NOME DE DEUS?

22 Out 2010



No Antigo Testamento traduzido por João Ferreira de Almeida e publicado em dois volumes quase sessenta anos após sua morte (1748 e 1753), é empregada a forma JEHOVAH onde no texto hebraico aparece YHVH. Almeida fez isso baseado na tradução espanhola feita por Reina-Valera (1602). ... No Novo Testamento "Senhor" traduz a palavra grega KURIOS, que quer dizer "senhor" ou "dono". Jesus não usou o termo "Jeová." Por exemplo, citando o Antigo ...

http://contandoosnossosdias.blogspot.com/2010/10/qual-o-nome-de-deus.html

HATI... UMA CANÇÃO E UMA AÇÃO EM AJUDA AO PAÍS

BAIXE JÁ ESSE IMPORTANTE LIVRO TEOLÓGICO


Clique no link abaixo e faça o download grátis do livro

O OUTRO LADO DO CALVINISMO



Ou leia o seu prefácio em:

PREFÁCIO DO "OUTRO LADO DO CALVINISMO"

CLIQUE AQUI



ESSAS SÃO AS POSTAGENS MAIS LIDAS NO MÊS! VEJA!

SEJA UM DE NOSSOS SEGUIDORES! INSCREVA-SE!

EM DESTAQUE

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL

OUÇA E ASSISTA O MELHOR DO GOSPEL
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE UM BLOG COM DISCUSSÕES E INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O FENÔMENO DA MÚSICA GOSPEL

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012

http://mobile.dudamobile.com/site/contandoosnossosdias.blogspot_1#3012
VISITE CONTANDOOSNOSOSDIAS NO SEU CELULAR CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

VOCÊ TEM COMPANHIA- VISITANTES ON LINE- VEJA A ABA AO LADO

AGORA VOCÊ PODE ESTUDAR E TRABALHAR EM CASA...VEJA!